quinta-feira, 20 de junho de 2013

"Outono Alemão", de Stig Dagerman

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.pt
Descobri Stig Dagerman há uns bons quinze anos atrás, quando comprei o romance "Vestido Vermelho" - livro que, na altura, se tornou um dos meus favoritos, ao ponto de o reler várias vezes nos anos seguintes. Do autor li ainda os romances "A Ilha dos Condenados" e "A Serpente".
Muito diferente é "Outono Alemão", reportagem que o autor escreveu para um jornal sueco com apenas 23 anos. Dagerman, no ano de 1946, empreendeu uma viagem através da Alemanha saída da guerra, relatando a destruição física e humana (tanto ao nível da sobrevivência como ao nível moral) dos alemães. Uma visão, portanto, não muito comum, na medida em que mostra o dia-a-dia da população germânica no período imediatamente subsequente ao fim da Segunda Guerra Mundial, quando o território se encontrava ocupado pelas potências aliadas.
O autor, num discurso impressivo mas simultaneamente sombrio, relata a história de vários grupos de pessoas num mundo em ruínas: dos mais humildes, que perderam as suas casas e lutam diariamente por umas quantas batatas; dos mais jovens que, dois anos antes, estavam perfeitamente enquadrados nas instituições ideológicas nazis e agora se encontram sem referências alternativas; das elites mais ou menos comprometidas com o passado, mas que, dado os interesses dos aliados, permaneceram intocáveis na cúpula da sociedade; dos políticos que tentam converter os alemães, após mais de uma década de nazismo, à democracia...

2 comentários:

  1. Olá, muito interessante, vou fazer de tudo pra ler. Tenho na Biblioteca onde trabalho alguns livros que falam desta época, eu amo estas leituras, entre estes livros estão Escondendo Edith, O inverno na manhã, entre outros. Muito boa dica.Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que encontre este livro. E já agora, embora seja um pouco diferente de "Outono Alemão", recomendo-lhe o - para mim - mais interessante livro do autor: "O Vestido Vermelho". Boas leituras.

      Eliminar

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.