sábado, 21 de junho de 2014

"Todas as Palavras. Poesia reunida", de Manuel António Pina

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.pt
Há uns bons anos atrás (uma década?), sendo eu então um leitor de poesia menos "viajado", li parte do volume então publicado com a poesia reunida de Manuel António Pina. O poeta era-me conhecido de nome, mas o confronto com a sua poesia não me entusiasmou - desisti da leitura e segui o meu caminho. Entretanto, ao longo dos anos fui lendo, aqui e ali, vários poemas do autor (além de seguir com alguma frequência as suas crónicas no Jornal de Notícias) e o interesse cresceu. Cheguei talvez um pouco tarde à sua poesia, mas o que interessa (neste como noutros casos) é que cheguei.
Durante uns bons meses fui lendo entusiasmado os poemas deste seu último livro. Vários foram os poemas que me impressionaram, especialmente aqueles em que a componente humana (biográfica) é mais vincada - são os casos, por exemplo, dos poemas "Farewell Happy Fields" ou "Cuidados Intensivos". Não pude deixar de me deslumbrar igualmente com os versos que o autor dedicou à poesia, ao amor pelos livros ou mesmo aos gatos.
A meu ver, a poesia de Manuel António Pina é singular e merece, assim, a visita frequente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.