sexta-feira, 14 de abril de 2017

"As Cruzadas vistas pelos Árabes", de Amin Maalouf

Visite-nos em https://www.facebook.com/leiturasmil.blogspot.pt
Há uns meses recomendaram-me a leitura de Amin Maalouf; numa biblioteca familiar descobri um ou outro livro, e trouxe para casa o romance Samarcanda. Mais recentemente, porém, sem ter lido aquele, interessei-me por um outro livro do autor: As Cruzadas vistas pelos Árabes.
Este ensaio histórico (apesar de abordar o passado está, a meu ver, longe de ser um livro de História - é pobre no que se refere à contextualização, não é incisivo na crítica às fontes que lhe servem de base, faz alguns juízos de valor, toma algumas liberdades literárias) aborda, como se indica no título, a perspetiva muçulmana do movimento das Cruzadas, que levou vários cristãos ao Oriente num esforço de recuperação dos Lugares Santos. O relato é fundamentalmente cronológico e centrado na realidade política vivida no Mediterrâneo Oriental - as lutas pelo poder no interior do mundo árabe, os conflitos com outros poderes vizinhos (o Império Bizantino, por exemplo) -, sem grande preocupação em refletir sobre as motivações do movimento cruzadístico.
Segundo o autor (que escreveu a obra em 1983, antes, portanto, do reacender do fundamentalismo islâmico nos últimos anos do século XX), o sentimento existente no Oriente de desconfiança ou confronto com os ocidentais deriva ainda das Cruzadas; julgo que, mesmo que se faça uma leitura atenuada de tal juízo, que é valorizar excessivamente um momento da história que ligou (colocando em conflito) Ocidente e Oriente, e desvalorizar muitos outros aspetos.
As Cruzadas vistas pelos Árabes, se bem que de leitura fácil, peca de algumas debilidades que, a meu ver, lhe retiram interesse e profundidade. Não me sabendo fácil definir o que esperava do livro, certo é que o mesmo não correspondeu às minhas expetativas. Espero ler em breve Samarcanda, e assim conhecer a faceta romanesca do autor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu contributo. O seu comentário será publicado em breve.